Correio Popular Notícia





Chico Território presta assistência as famílias atingidas pela enchente

Data da notícia: 12/04/2014
Foto:

(Josias Brito) Ás 208 famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas do Rio Guaporé, em Costa Marques, no último dia 19 de março, vem recebendo atendimentos do prefeito Chico Território (PT), de toda a sua equipe da Prefeitura e de autoridades estaduais e federais. As águas já estão baixando, mas a preocupação do prefeito e da Defesa Civil é com os estragos causados pelas águas e o risco de surto de doenças no município.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140412-141.jpg[/IMG] Durante os dias em que a enchente atingiu a população, a equipe formada por servidores do Gabinete do Prefeito e da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), recentemente criada no município e que teve o apoio da equipe da Defesa Civil Estadual e Federal, percorrem os locais mais afetados pela cheia do rio, para prestar assistência aos desabrigados e desalojados tanto na sede do distrito como também nas comunidades rurais.
O prefeito destacou que com a criação do Comdec, foi possível a administração poder ajudar as famílias que ficaram desabrigadas. ?Conseguimos criar rapidamente o conselho e já agilizamos no atendimento destas pessoas que estavam sofrendo com a cheia do Rio Guaporé?, lembrou Chico Território. Ele lembra que devido ao grande avanço das águas do rio Guaporé, várias famílias foram pegas de surpresa no município. Alguns moradores ficaram abismados quando pela manhã viram a água do rio perto de suas casas e ao entardecer do mesmo dia a água já estava invadindo suas residências.

MEDIDAS - Como medida de emergência, algumas famílias foram abrigadas no Ginásio de Esportes provisoriamente até a mesma ser deslocada pra outro abrigo mais adequado. Com o apoio da Prefeitura Municipal, auxiliados pela Ação Social, Secretaria de Obras, SEMECEL, Semagri e Centro de Ressocialização , as vítimas da enchente foram alojadas em casas de parentes e amigos, enquanto as que não tinham pra onde ir, foram conduzidas para um abrigo provisório até solução cabível. Segundo o prefeito Chico Território, todas as medidas cabíveis foram tomadas para que nenhum costa-marquense ficasse desamparado e sem teto neste momento, pois as águas avançaram rapidamente, por isso as medidas tiveram que ser imediatas para solucionar e prevenir futuros contratempos.

BOLÍVIA - Outro futuro problema que também vem sendo discutido é com relação a necessidade que tiveram de deslocar da comunidade fronteiriça de Costa Marques, Buena Vista-Bolívia, algumas famílias que foram desabrigadas. Dentre os desabrigados estão 60 famílias da Bolívia que foram atendidas pela Prefeitura de Costa Marques e 45 famílias indígenas que pertencem ao Município de Guajará-Mirim e que estavam desamparadas e foram atendidas pela equipe. ?Não sei se fizemos certo ou errado, dentro da Lei ou não, mas o que eu preservei foi o lado humano, pois não podíamos deixar estas pessoas morrerem afogadas em suas comunidades?, frisou o prefeito sensibilizado.

ANO LETIVO - Nas escolas municipais em Costa Marques, 610 alunos tiveram o ano letivo suspenso devido a cheia do rio Mamoré. As escolas estão sendo usadas para abrigar os ribeirinhos do município, que foram atingidos pelas cheias do rio. Conforme o prefeito, alunos dos ensinos infantil, fundamental e tecnológico estão fora da sala de aula. O calendário do ano letivo iniciou em fevereiro deste ano, mas a cheia do Mamoré adiou a continuidade das aulas para uma data ainda imprevisível. Não há como saber quando o nível do rio voltará ao normal. ?Nós teremos que elaborar um calendário alternativo para não deixar os alunos perderem o ano letivo?, explicou o prefeito.

Fonte:






Noticia vista 11199 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.